Exorcisando o "coitadismo"

09.11.2015

 

A cada dia fico mais impressionada com a quantidade de pessoas que vivem se sustentando emocionalmente com a auto piedade e auto punição.

Afinal, elas acham que tem muito mais a ganhar quando mostram aos outros toda sua fragilidade, o quanto são coitadas e infelizes, no intuito de receberem carinho, apoio e compaixão (de outro “Coitadista”, é claro)

Por inúmeras vezes tento mostrar as pessoas que o inverso desta postura faz toda a diferença.

Hoje por exemplo, estava começando uma sessão e, a paciente , que a meu ver estava num estágio mais esclarecedor de seu tratamento, disse pra mim em alto e bom som que é uma “azarada”.

Nesses 30 anos como terapeuta, já vivenciei todas ou quase todas as situações imagináveis, porém o coitadismo é o recordista.

Hoje confesso que foi incompreensível ouvir aquilo vindo de alguém tão talentoso mas que não consegue sequer enxergar seu próprio valor... 

Normalmente as pessoas se cercam de outras, que as alimentam e até disputam quem é mais coitado. A meu ver elas se negam a encarar a vida com maturidade e a dificuldade de enxerga-la pelo lado positivo.

Há milhares de anos a magia do verbo é conhecida e exercida inadequadamente por aqueles que tentam a todo custo se fazerem de vítima diante de algo tão abençoado e esplendoroso, como a dádiva de estar vivo.

Mudanças de atitudes, pensamentos e palavras positivas são capazes de reverter qualquer atitude coitadista ou derrostista.

Desejo presentea-los agora com uma mensagem através desse vídeo que a meu ver é uma lição de vida.

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Já cuidou de você hoje ? Escovou os dentes, tomou banho, se perfumou, tomou um belo café da manhã, vestiu uma roupa linda ? Esqueceu de alguma coisa ?...

March 20, 2016

1/3
Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload